NOSSA HISTÓRIA

Fase inicial

 

Nossa história inicia-se por volta de 1938, com a formação de um grupo de pessoas, entre elas: Carlos Previdello e os médiuns Da. Isabel e Janjão, ambos com mediunidade. Voltados para a assistência a pessoas necessitadas de amparo, faziam visitas às casas levando consolo as suas aflições. Com o resultado do trabalho bem sucedido dos médiuns, este grupo cresceu, numa época em que o Espiritismo era pouco entendido e divulgado, com uma conotação mística, dificultando o trabalho dessas pessoas bem intencionadas, solidificando-se em razão de seu desempenho com a sociedade.

 

Com a evolução desse trabalho surgiu a necessidade da abertura de uma casa para as atividades do grupo. As pessoas foram chegando e abraçando a causa humanitária. Em uma ação voluntária, com recursos próprios, foi construído no ano de 1943 o “Centro Espírita Paz, Amor e Caridade”. 

 

 

 

Segunda fase

 

Por volta deste mesmo ano de 1943, um fato familiar levou o Sr. Roberto Previdello, filho do Sr. Carlos Previdello, a integrar-se ao movimento espírita, não só do centro como de Bauru e o Estado de São Paulo. Foi um dos fundadores da USE – União das Sociedades Espíritas de São Paulo, entidade que congrega as instituições espíritas do Estado. 

 

 

Ele se aposentou como gerente do Banco do Brasil, mas foi o trabalho social sua marca registrada. Dedicou 35 anos ao CIPS – Consórcio Intermunicipal da Promoção Social. Além do CIPS, Roberto Previdello juntamente com o Sr. Sebastião Paiva, foram fundadores da Sociedade Beneficente Cristã, da Sociedade de Proteção à Maternidade e à Criança, da Sociedade Espírita Beneficente Rural de Bauru e da União dos Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo. 

 

 

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social

 

Lutava muito para obter recursos e criar novas vagas, principalmente para os menores, e fazia questão de rezar um “Pai Nosso” ao início de cada conversa com os grupos de voluntários. Era um Pai Nosso diferente, elaborado. Sua preocupação eram as crianças e dizia: “Tomem conta da obra, eu já passei dos 90 anos, cuidem dos menores, não os deixem nas ruas.”

Encontrou no Sr. Sebastião Paiva, da Sociedade Beneficente Cristã, um parceiro precioso para juntos, muito trabalhar pelos carentes. 

 

 

 

 
 
 

 Roberto Previdello dizia que o segredo de sua longevidade devia-se à dedicação intensa à Doutrina Espírita e à assistência Social. Foram quase 60 anos de trabalho espírita, na maior parte desse período, ele esteve à frente da União das Sociedades Espíritas (USE), sendo, como informamos, um dos fundadores da entidade que assiste aos centros espíritas coligados. “Esse trabalho me garante saúde”, afirmou Previdello, numa entrevista ao Boletim da USE. 

 

 

 

A foto acima é de uma das memoráveis palestras que marcaram as “Semanas Espíritas” patrocinadas na época pela “União Municipal Espírita de Bauru”, que reunia todos os Centros Espíritas da cidade. Renomados conferencistas vieram a Bauru, produzindo palestras memoráveis sobre a Doutrina. Dentre outros, nessa época, estiveram em Bauru: Romeu de Campos Vergal, Emilio Manso Vieira Castro Neves, Jhony Doin, Anselmo Gomes, Herculano Pires e Altivo Ferreira.


Em tantos anos trabalhando pela Doutrina Espírita, Roberto Previdello praticava o desprendimento às coisas materiais e a renúncia. 


 

Terceira fase


Este engajamento ao Espiritismo mobilizou a participação de grande parte da família, que deu continuidade aos projetos em andamento ligados ao Movimento Espírita e a Assistência Social.
Com o falecimento do Sr. Roberto Previdello, surgiram novas lideranças que, expandindo os trabalhos, perceberam a necessidade da abertura de um novo núcleo compatível com as atividades doutrinárias, ampliando a divulgação da Doutrina Espírita e dando a oportunidade de aproximação de pessoas com interesse em estudar e desenvolver técnicas mediúnicas. 


 

Fase atual


O Centro Espírita Chico Xavier foi fundado em 6 de abril de 2011, tendo como meta continuar com o objetivo principal de acolher pessoas, amorosamente, independente de sua religião, e com a missão de ser um veículo inovador, abrindo suas portas para mentes jovens trazendo um frescor de ideias e habilidades, rejuvenescendo um trabalho que está em sua terceira geração. 

 

ORAÇÃO “PAI NOSSO”
  
Pai Nosso que está nos céus, 
Na luz dos sóis infinitos, 
Pai de todos os aflitos 
Deste mundo de escarcéus. 
 
Santificado, Senhor, 
Seja o Teu nome sublime, 
Que em todo o universo exprime 
Concórdia, Ternura e Amor. 
 
Venha ao nosso coração 
O Teu reino de bondade, 
De paz e de caridade 
Na estrada da redenção. 
 
Cumpra-se o Teu mandamento, 
Que não vacila nem erra, 
No céu como em toda a Terra 
De luta e de sofrimento. 
 
Evita-nos todo o mal, 
Dá-nos o pão do caminho, 
Feito na luz, no carinho 
Do pão espiritual 
 
Perdoa-nos Meu Senhor 
Os débitos tenebrosos 
De passados escabrosos 
De iniquidade e de dor. 
 
Auxilia-nos também 
Nos sentimentos cristãos, 
A amar nossos irmãos, 
Que vivem longe do bem. 
 
Com a proteção de Jesus, 
Afasta-nos a alma do erro, 
Neste mundo de desterro, 
Distante da Tua luz. 
 
Que a nossa ideal igreja 
Seja o altar da caridade, 
Onde se faça a vontade 
Do Teu amor... Assim seja! 
 
 
José Silvério Horta, que nasceu em Estância de Monte Alegre, Município de Mariana, Estado de Minas Gerais, a 20 de junho de 1859, e desencarnou em Mariana, a 31 de março de 1933, foi sacerdote em sua última existência, tendo deixado várias composições poéticas, dentre outras, Caminho do Céu, Vozes do Crente, Ave Maria!...Do livro Parnaso de Além-Túmulo. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.