DICAS DE FILMES

 

 

 

Filmes espíritas, filmes espiritualistas e filmes que tragam a comunicação com plano espiritual.

Dicas de filmes relacionados ao mundo espiritual, às discussões filosóficas, à reflexão da ética e da religiosidade, sem a pretensão de ser crítico de cinema.

Sobre os filmes vamos dividir as impressões sobre a história pautadas na Doutrina Espírita, sem ser spoiler (espero!).

 

Tem sempre uma dica diferente. Aproveitem!

 


 

 

O SOM DO CORAÇÃO (2007)

 

Em uma noite, na cidade de Nova Iorque, a violoncelista Lyla e o guitarrista Louis se conhecem ao apreciar um músico de rua. Os dois descobrem coisas em comum e acabam passando a noite juntos, mas na manhã seguinte ela é arrastada por seu pai para longe, perdendo contato com o jovem. O pouco tempo dos dois, porém, resultou numa gestação, que Louis não sabe que existiu, e Lyla foi conduzida a pensar que havia morrido, enquanto seu pai deu o bebê para a adoção. Mesmo sem contato durante anos, o guitarrista continua apaixonado pela garota, que ainda sente a presença de seu filho por perto. 


No orfanato, Evan sabe que um dia encontrará seus pais através da música, que é muito presente em sua vida. Um dia, escutando apenas O Som do Coração, ele parte para Nova Iorque em busca do casal. Lá, ele conhece o Mago (Robin Williams), um vigarista de rua que descobre o talento do menino para a música e o batiza August Rush. Em pouco tempo as habilidades do músico precoce são reconhecidas por apreciadores. Enquanto isso, em Chicago, Lyla descobre que o filho está vivo e, na Califórnia, Louis fica sabendo do endereço da amada. Agora os três partem em suas buscas individuais para tentar unir a família. 


O primeiro ator escolhido para o filme O Som do Coração foi o principal, que ficou com Freddie Highmore quando o produtor Richard Barton Lewis o observou em uma cena de Em Busca da Terra do Nunca. A mãe de Freddie recusou o papel por afirmar que pretendia dar uma pausa nos trabalhos do menino, mas ambos concordaram com o filme ao ler o roteiro. O garoto, que completou 14 anos durante as filmagens, sabia tocar apenas clarinete, mas se esforçou em aprender o máximo para que suas cenas parecessem reais, principalmente a da regência.

 

 


 

 

Além da Eternidade (1989)

 

Neste filme de Steven Spielberg, Pete Sandich (Richard Dreysfuss) é um piloto que costuma abusar da sorte com manobras arriscadas. Em uma de suas missões, após salvar seu melhor amigo, seu avião pega fogo e explode. Morto, ele encontra um anjo, que explica que a sua função agora é justamente ajudar outros pilotos quando eles mais precisarem, como uma espécie de anjo da guarda.

 

 


 

 

 

Amor Além da Vida (1998)
 

Em “Amor Além da Vida”, o céu não é simplesmente um espaço branco e cercado por nuvens. É, então, em um cenário que lembra os traços de uma pintura fresca para onde Chris Nielsen (Robin Williams) vai após sua morte. Tudo perfeito, até ficar sabendo que sua mulher, Annie (Annabella Sciorra), não aguentou a dor de ficar sozinha e se matou.

Como suicida, ela é enviada a um local obscuro, distante dele, e não será mais capaz de reconhecê-lo caso o encontre. Mas isso não o impede de ir atrás de seu grande amor.

 

 

 

 


 

 

 

O Mistério da Libélula (2002)


 

Joe Darrow (Kevin Costner) é um médico que ficou viúvo recentemente e acredita que sua falecida esposa, Emily (Susana Thompson), esteja tentando se comunicar com ele do mundo dos mortos. Ela faz isso por meio de simbólicas libélulas e de seus antigos pacientes que, entre a vida e a morte, conseguem fazer contato com ela e podem ajudar o casal a resolver as pendências que não os deixam seguir em frente.

 

 

 


 

 

 

Um Olhar no Paraíso (2009)


 

Após ser brutalmente assassinada aos 14 anos, Susie Salmon (Saoirse Ronan) continua preocupada em cuidar da sua família. Presa em um espaço entre dimensões, ela precisa lidar com um paradoxo de sentimentos: o desejo de vingança contra seu assassino e a vontade de ver sua família seguir com a vida em frente e superar sua morte traumática.

 

 


 


 

Nosso Lar (2010)
 
 

Recorde de bilheteria nacional, o filme “Nosso Lar”, inspirado em um livro escrito através de psicografia feita por Chico Xavier, emocionou milhares de pessoas. O longa conta a história de Andre Luiz, que, ao despertar no Mundo Espiritual, se depara com criaturas assustadoras vivendo junto com ele neste lugar escuro e sombrio – o umbral. Além disso, ele percebe que, apesar de ter morrido, ele ainda continua vivo e sente fome, sede, frio e outras sensações materiais. Após passar pelo sofrimento no umbral, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.

 

 

 


 

MINHA VIDA EM OUTRA VIDA

Os sonhos são um mistério para nós, pois nos pode fornecer contato com os desencarnados, visitar o plano espiritual, ter informações sobre nossas vidas preterias, porém nem sempre de forma clara.

 

Data de lançamento 29 de outubro de 2006 (1h 33min)

Direção: Marcus Cole

Elenco: Jane Seymour, Clancy Brown, Kyle Howard mais

Gênero Drama

Nacionalidade Eua

 

Sinopse e detalhes

 

Jenny Cole (Jane Seymour) mora com o marido e filho na América. Ela está grávida e começa a ter sonhos fortes sobre uma pequena cidade que tem uma grande igreja. Jenny fala para a mãe sobre os sonhos e ela mostra alguns desenhos que Jenny fez na infância que são idênticos aos sonhos. Elas descobrem que a cidade ficava na Irlanda na década de 30 e Jenny vai até lá para tentar entender seus sonhos e saber se já viveu lá no passado.

(Créditos http://www.adorocinema.com/filmes/filme-179670/

 

 

 


 

A COLINA ESCARLATE

Edith mantem contato com espíritos desde pequena. De uma forma um pouco assustadora vai recebendo avisos e sinal dos desencarnados. Isso acontece com todos nós, de formas diferentes recebemos avisos, intuições do plano espiritual, mas lembrando que o caminho que tomamos é sempre uma decisão nossa.

Data de lançamento 15 de outubro de 2015 (1h 59min) 
Direção: Guillermo del Toro 
Elenco: Mia Wasikowska, Tom Hiddleston, Jessica Chastain mais 
Gêneros Terror, Drama, Romance 
Nacionalidade Eua 

Sinopse e detalhes


Apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), a escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina. Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe (Jessica Chastain), a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar a sanidade de Edith.

 

 

(Créditos http://www.adorocinema.com/filmes/filme-216427/) 

 

 


 

ALÉM DA VIDA

 

Três histórias lindas e comoventes, onde os personagens tem uma mudança radical com os acontecimentos em suas vidas. Cada um tem um foco diferente com o mundo espiritual: uso da mediunidade, experiência de quase morte e a partida de um ente querido.

Há outra questão que podemos refletir é sobre o desencarne coletivo, apesar de não ser tratado no filme, mas é um fato que ocorre com um dos personagens. Vale a reflexão.

 

Data de lançamento 7 de janeiro de 2011 (2h 08min)

Direção: Clint Eastwood

Elenco: Matt Damon, Cécile de France, Thierry Neuvic mais

Gêneros Drama, Fantasia, Suspense

Nacionalidade Eua

 

Sinopse e detalhes

Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie (Cécile De France) é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mudar para sempre as suas crenças.

 

(Créditos http://www.adorocinema.com/filmes/filme-140633/)

 

 

 


 

,

O SEXTO SENTIDO

Esse já é um clássico. Podemos observar como o mundo espiritual é mais presente e intenso do que imaginamos, e nem sempre entendemos o que acontece ao nosso redor, muitas vezes seja por descrédito, negação ou desconhecimento.

Data de lançamento: 22 de outubro de 1999 (1h47min) 

Direção: M. Night Shyamalan 
Elenco: Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette mais 
Gêneros Suspense, Drama, Fantasia 
Nacionalidade EUA


Sinopse e detalhes
 

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

 

(Créditos: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-22092/

 

 

 


 

 

 

OS OUTROS

Gente.... esse filme é um ótimo suspense. No desenrolar do filme vamos percebendo que há outras coisas estranhas além da doença das crianças. Vale a pena conferir.

Data de lançamento 27 de outubro de 2001 (1h 45min) 
Direção: Alejandro Amenábar 
Elenco: Nicole Kidman, Elaine Cassidy, Christopher Eccleston mais 
Gêneros Fantasia, Drama, Terror 
Nacionalidades França, Eua, Itália, Espanha 

 

Sinopse e detalhes

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.
 

 

(Créditos: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-26832/

 

 


 

 

A CASA DOS ESPÍRITOS

Um filme lindo, comovente, que retrata a história de uma família e de um país, desenvolvem com as visões e pressentimentos da matriarca da família.

Uma história que nos mostra o contato com o mundo espiritual, questões relacionadas ao preconceito, busca de ideais, discriminação.

 

Lançamento: 14/01/1994 (2h 20min)

Direção: Bille August

Elenco: Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Winona Rider, Antonio Bandeiras, Vanessa Redgrave, Maria Conchita Alonso, Armin Mueller- Sthal

Gêneros: Drama, Romance

 

Sinopse e detalhes

A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende. 

 

(Créditos: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-30267/)